"Alguém sempre desinstala programas importantes do seu computador? Gerencie as contas do usuário e obtenha mais controle."
O recurso de contas de usuário do Windows XP é fundamental para que várias pessoas utilizem o mesmo computador, cada qual com suas preferências e configurações pessoais. Entretanto, ele é bastante limitado, oferecendo apenas recursos básicos, como o tipo de conta e se ela estará ou não protegida por senha.
A Windows SteadyState é uma ferramenta que veio sanar essa falta. Desenvolvida pela própria Microsoft, ela traz soluções avançadas para administradores gerenciarem as contas de usuário com eficiência. Com ela é possível aplicar restrições específicas para cada usuário, como alteração ou até mesmo o acesso a dados específicos. É uma ferramenta completa e autoexplicativa, fornecendo ao usuário informações de sobra sobre cada um dos recursos oferecidos.
Ideal para computadores públicos
A flexibilidade desta aplicação possibilita que computadores sejam utilizados em locais como escolas, bibliotecas e cybercafés com maior segurança e confiabilidade. Além disso, facilita a configuração das máquinas para os administradores. De modo mais amplo, com o Windows SteadyState você tem eficiência para:
•Proteger os computadores compartilhados contra alterações não autorizadas em seus discos rígidos;
•Restringir o acesso dos usuários às configurações e aos dados do sistema;
•Aprimorar a experiência do usuário em computadores compartilhados.
Restrições gerais
Antes de configurar uma conta de usuário em específica, o Windows SteadyState possibilita a execução de ajustes gerais, os quais estão subdivididos em configurações de privacidade e de segurança. Ambas interferem diretamente no processo de logon e logoff das contas.
Configurações de usuário
É aqui que começa a parte interessante do software. Nela é possível definir restrições do Windows, de recurso e bloquear programas específicos para um usuário em específico. Veja algumas das ações permitidas em cada uma delas:
Restrições do Windows: ocultar unidades de disco; remover itens do Menu Iniciar, como Painel de Controle e Configurações de Rede; desabilitar o Gerenciador de Tarefas e o Editor de Registro; remover o ícone da Lixeira e impedir a gravação de CDs e DVDs;
Restrições de recursos: impedir o acesso à internet, bem como desabilitar opções do Internet Explorer e bloquear funções do Microsoft Office, como o uso do Visual Basic;
Bloqueio de programas: serve para impedir que o usuário execute aplicativos específicos.
Nas configurações gerais da conta de usuário, pode-se definir o período máximo que aquele usuário ficará logado (inclusive exibir um contador para ele) e aplicar o bloqueio integral, de modo que o usuário fique impossibilitado de fazer alterações no sistema.
ATENÇÃO: para que as alterações entrem em vigor é necessária a reinicialização do sistema.
O programa Windows SteadyState se encontra em português e vem acompanhado de um arquivo de ajuda com informações detalhadas do seu funcionamento.
Download: Clique Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Blog do Davi Mariano F. agradece seu comentário.
OBS: Não seja burro, comente coisas lógicas :)